Importantes insetos sociais, as formigas vivem em colônias, encontrando-se no mesmo ninho, ovos, indivíduos em fases jovens como larvas e pupas e indivíduos adultos. Podendo ocupar qualquer ambiente natural ou modificado pelo homem, interno ou externo, existe uma predominância pelas áreas domiciliares, áreas de manipulação e produção de alimentos e área hospitalar, sendo este último, um sério problema de Saúde Pública, já que as formigas possuem a capacidade de transportar microrganismos patogênicos, atuando como vetores mecânicos.

Alimentação variada e contaminadora
Um aspecto particular para o desenvolvimento das colônias de formigas nos ambientes, está na necessidade alimentar para a maioria das espécies. Fazendo com que cada uma delas escolha a sua maneira de conseguir o seu alimento ideal.
As opções alimentares são as mais variadas possíveis, podendo, dependendo da espécie, dar preferência a fezes de outros animais, carcaças de insetos e outros animais, alimentos doces ou ricos em proteínas produzidos pelo homem, sangue, restos de fezes de papel higiênico e matéria orgânica de modo geral encontrada nos lixos.
As formigas possuem hábito migratório, e facilmente as vemos transitar pelos ambientes, principalmente naqueles mais instáveis. E, apesar do elevado número de indivíduos de uma colônia, o que vemos da infestação representa somente 5 a 10% da população de um ninho exercendo atividades externas ao mesmo tempo.
Identificar as espécies envolvidas na infestação é uma das primeiras etapas para o sucesso do controle, já que podemos ter mais de uma espécie em trânsito no mesmo ambiente ao mesmo tempo e com diferentes ninhos em locais próximos. Por esse motivo, um controle eficaz não se faz com uma única intervenção, sendo necessário um acompanhamento para monitorar os índices de infestação e localização dos ninhos que podem estar nas árvores, raízes de plantas e jardins, interior de rodapés e rachaduras de pisos e paredes, batentes de portas e janelas, frestas de azulejos e cerâmicas, tubulações elétricas e aparelhos eletrônicos e computadores.
Essa observação é extremamente importante no controle, pois algumas formigas apresentam o comportamento de fragmentar sua colônia, formando outras novas, caso algum incômodo ocorra de forma natural ou provocado, o que pode aumentar o problema existente, ao invés de solucioná-lo.
Portanto, uma escolha precisa com metodologias e utilização de géis e inseticidas líquidos adequados, por uma empresa especializada, contribuem significativamente para o sucesso no controle.