Mais conhecido pelo nome popular de pernilongo ou muriçoca, o Culex quinquefasciatus é uma verdadeira praga para os moradores das concentrações humanas nas regiões tropicais.
Os adultos são de porte médio, coloração marrom escura ou clara.
São somente as fêmeas que causam incomodo ao homem, começando a agir ao crepúsculo e picam durante toda a noite, mas preferem as horas mais avançadas e os momentos pouco antes do amanhecer. Os machos se alimentam do suco das frutas e néctar das flores.
Durante o dia se abrigam no interior das habitações em locais como banheiros, atrás de armários, máquinas de lavar roupas e externamente encontram abrigos nas folhagens das vegetações, locais úmidos, escuros e protegidos de ventos.
São mais frequentes nos meses quentes e chuvosos, pois a água que se acumula no solo amplia seus criadouros, mas podem ser encontrado durante todo o ano.
Importância – são considerados como o mais eficiente vetor da filariose bancroftiana (elefantíase) ao homem. Podem ser encontrados naturalmente infectados com vírus causadores de encefalites e da Febre do Nilo Ocidental.
Por vezes, acidentes de trabalho são associados a infestações de mosquitos, por interferir no sono e consequentemente na concentração do trabalhador.
Espírito Santo entra em estado de atenção para Febre do Nilo from Pragas e Eventos on Vimeo.